quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pé-de-moleque na goela deles

Está para nascer algo que seja mais caipira que a imprensa esportiva nativa. É impressiontante o quanto esses caras se imbecilizam. No recente episódio da adequação do calendário brasileiro ao europeu, os capiaus torciam para que assim acontecesse, com os olhos brilhando - mesmo que isso significasse a rendição definitiva dos clubes daqui aos de fora. Sim, porque essa mudança teria como principal consequência a total abertura das pernas de nossos times, que, assim, poderiam vender jogadores ao exterior sem remorso, sem culpa, com todo o gosto. O futebol daqui não se fortaleceria; muito pelo contrário, se enfraqueceria cada vez mais, tecnica e políticamente. E os próprios campeonatos europeus sentiriam isso na pele, já que tal medida só faria por mediocrizar cada vez mais a mão-de-obra tupiniquim por eles adquirida (pois, com o baixíssimo nível de exigência dos gringos hoje em dia, os times do Brasil continuariam a investir somente em cabeças-de-bagre com lustro de craque). Isso seria assinar o definitivo atestado de dependência, e fazer do Brasil eternamente uma colônia futebolística - mas os pés-de-barro, ingênuos só na aparência (já que, nesse jogo podre, muito interesse graúdo se coloca em jogo), continuam a se maravilhar com o modelo estrangeiro. Por que eles não vão trabalhar lá na Inglaterra então?

Aliás, atualmente, quando cai um técnico no "Brasileirão", eu chego até mesmo a vibrar. Nada como uma boa derrubada de treinador para mostrar que ainda não nos entregamos completamente aos moldes quadrados do Campeonato Inglês. Nossa tradição é essa, por pior que isso seja; não temos que manter ninguém à frente de time por 3 ou 4 anos só porque assim é feito no certame bretão ou em qualquer outro torneio da Europa. Portanto, enquanto os "especialistas" continuarem a falar que certo é o Manchester United, que mantém o Ferguson há 800 anos no cargo, eu vou mais é querer que os daqui sejam demitidos aos borbotões.

Um comentário:

  1. o caso de tele (o mestre) é natural. ele ficou muito tempo pq tinha q ficar, e pronto.

    agora, tem tecnico hj ai, com pose de gostosao, q se estivesse fazendo o memso trampinho burocratico ha alguns anos atras, a torcida ja tinha corrido com toalha mohada e algo mais atras do cabra.

    ResponderExcluir