quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Eu tenho a força

Primeiro: o Campeonato Português (ou Portuguesão, ou Lusão, ou Lusitanão, escolha aí) nunca pode ser levado a sério. É uma das ligas mais fracas e marginais da Europa, e seus destaques sempre dão esperado vexame nas competições do continente (quando dá de um time portuga surpreender, é porque os outros vivem fase bisonha ou subiram no salto). Os brasileiros que vão para lá sentem isso na carne: com raríssimas exceções, quem se aventura na terra de Pedro Álvares Cabral dificilmente vai para uma liga européia de destaque. Ou fica um bom tempo perambulando pelos times do país, ou retorna em baixa para o Brasil. Portanto, o oba-oba feito em cima do tal Hulk já precisa, de saída, ser visto com um pé atrás (até porque se sabe que a imprensa lusa é uma das mais exageradas e ufanistas do mundo, capaz de elevar a patamares de craque um perna-de-pau como Nuno Gomes, por exemplo).

Segundo: a pergunta que me veio quando soube da convocação do atacante é o que isso pode representar de positivo para a seleção brasileira. Acréscimo técnico, quase nenhum. Publicidade? Talvez, lá pelos lados de nossos descobridores. Novidade, só se for pelo folclore (afinal, o cara chama-se Hulk, caramba!). Bem, o fato é que isso pode mostrar aos jornalistas e à opinião pública que nosso treinador Dunga acompanha, sim, o futebol internacional, e está ligado nos brazucas ao redor do mundo. Correto, esse técnico: é destaque no Porto, merece chance com a canarinho. Que atitude bonita, desprendida e altruísta! Um verdadeiro "cala-boca" naqueles que cobravam o chamamento do atleta com nome de gigante verde. A vingança foi servida fria ao nosso ex-camisa 8, que agora a saboreia, deliciado, sentado enfim no trono dos justos. E fato também que ele prepara Hulk, e a todos os seus fãs, para a sonhada transferência para um time maior. Isso já podemos antever, sem precisar de qualquer poder de clarividência. Salvo qualquer acidente, ele vai para um dos grandes da Europa próxima temporada (eu arrisco Real Madrid - cobrem-me depois). Para isso serve a "nossa" seleção hoje: para o alívio dos rancores de seu comandante, e para expor os jogadores como num balcão de padaria. Vai Hulk que a festa é sua.

2 comentários:

  1. bury, fique tranquilo q agora a sede da nike fc vai ser na baaaaaarra mermao!

    ResponderExcluir
  2. Sim. Próxima a minha casa.

    Poderei ver estas estrelas do futebol Mundial por aqui. E se tiver sorte, conseguirei ver um treinamento deles. Mas isso só se tiver sorte.

    ResponderExcluir