terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ensaio sobre a cegueira

Aleluia: alguém resolveu dizer um pouco da verdade sobre o Brasileirão - e veio de onde eu menos esperava, a mesa-redonda da fraquíssima ESPN Brasil (aliás, alguém aí ainda tem paciência com esse tipo de programa?). Não, não foi o Trajano: coube a Márcio Guedes, colunista carioca que dificilmente ultrapassa a linha do medíocre, dizer que o campeonato possui um nível técnico horroroso, e que, se é equilibrado, é porque se nivela por baixo. A declaração, claro, passou batida entre os outros articulistas, dedicados em nos fazer acreditar no contrário; mas eu não a deixei escapar - até porque, se (com motivos) Guedes é alvo fácil de chacota, com seu provincianismo e parcialidade levemente bairrista (como a maioria dos da velha escola), naquele momento ele mostrou-se honesto como ninguém ali poderia sequer se dispor. E, entre aqueles que se recusam a enxergar para esfregar areia em nossas vistas, tornou-se, ao menos por um instante, o famoso Rei de um olho só.

Ah: assisti ao clássico do domingo na casa do Toro, e a transmissão da Band foi pior do que esperávamos - e olha que já aguardávamos uma total catástrofe. Com a trupe mambembe de Luciano, Neto e Godói, o gol se banaliza: qualquer tento anotado é um "golaço". O segundo de Ronaldo foi comum, e contou até com falha do goleirinho verde, que foi ao lance sem a menor vontade de abafar o atacante. Mas, para o trio, chegou a rivalizar com os gols de Laudrup contra o Uruguai e Maradona ante a Bélgica, ambos no Mundial de 86. Vimos uma bijuteria, e eles a transformaram em um diamante. Só que o pior foi a descarada e ignominiosa manipulação dos números: mesmo quando o 9 corinthiano chutava em cima dos zagueiros, isso era computado como um disparo a gol. A bola não chegava nem perto da meta palmeirense, mas a estatística se alimentava disso. Quando foi feita a comparação com Vagner Love, o alvinegro levava absoluta vantagem, já que qualquer toque seu dado dentro da área era considerado como "chute". Ninguém nos falou, não é fofoca: NÓS VIMOS TUDO ISSO! Foi feito às claras, com desfaçatez inacreditável! Será concidência que, no programa esportivo do dia seguinte, o canal tenha dedicado quase uma hora a convencer o espectador que Ronaldo deve voltar à seleção brasileira? Me engana que eu gosto.

2 comentários:

  1. O gol de penalti dele, foi um dos mais bonitos da temporada. [ironia]

    ResponderExcluir
  2. quando vi a foto do fogareiro guedes pensei q ele tivesse mandado uma merda digna de ser refletida por vc. menos mal. cresci vendo esses caras, paulo stein, a transmissao inesquecivel do brasil x chile em 89 - o jogo de rojas. e memso q tenham esses defeitos q vc citou, sao os q mais se aproximam da verdade, q esta ai, escancarada, porem coberta pela manipulacao baratae previsivel.

    brasileirao esta emocionante só na segunda feira, abrindo o jornal, e se divertindo com as mudancas da tebelinha d epontos. pq quando a bola rola, esta dando arrepios em quem tem careca e maradona no sangue

    ResponderExcluir