segunda-feira, 23 de maio de 2011

Começa a guerra no bananal

Não deram tempo para que ninguém pudesse respirar fundo: mal acabou o Campeonato Paulista (ou "Paulistão"), e já tinha um Campeonato Brasileiro (ou "Brasileirão") dobrando a esquina. Ainda estão sendo disputados alguns estaduais Brasil afora, mas na República das Bananas é assim que funciona: como são as TVs que sustentam os clubes em seu eterno status corrupto/falimentar, é necessário que o ritmo dos campeonatos seja igual ao de uma novela, que termina no sábado e outra já entra no ar na segunda-feira, sem tirar de dentro. Se você acreditou na balela de que os clubes não seriam mais reféns das emissoras de televisão, taí a confirmação de que sempre serão, de um jeito ou de outro, não adianta espernear.

Mas a TV faz o que bem quer com tudo, isso é consumado - se você ainda não notou, não sei, sinceramente, o que faz aqui neste blog. Pois bem: mal o campeonato começou, iniciaram-se também os trabalhos com a sua publicidade massiva, o habitat natural do futebol moderno, para a criação de mitos e a derrubada do que não os interessa. E o alvo, desta feita, foi ele: Ronaldinho Gaúcho. Depois do fracasso na Copa do Brasil, torneio que estava desenhado para que fosse vencido pelo "ex-melhor do mundo" (e só não o foi porque não existia maneira de mascarar seu péssimo futebol, nem entre aqueles que o defendem - se houvesse um mínimo apenas, o Flamengo seria campeão), o Bananeirão começa do jeito que mídia nativa gosta: com a oportunidade de exaltar aquele que é o maior investimento do futebol nacional na temporada. Sim, eles salivavam por isso desde o início. Poder dizer "Ronaldinho mostrou futebol comparável aos tempos de Barcelona", "Ronaldinho estraçalhou o adversário", "Ronaldinho deu show" (já reparou como usam a palavra "show"?). Não ia precisar de muito não, para que soltassem essas frases feitas a torto e a direito. Bastaria uma partida um pouco acima de sua média medíocre desde que voltou para cá, de preferência com gol, para que se escancarasse a burrice e a visão turva, tão notórias, da nossa imprensa esportiva, assim como a mendicância do futebol de câ, disposto a cair de joelhos e fazer pirotecnica auto-congratulatória por qualquer resto de nada. Ronaldinho agora não tem que ser melhor do que os outros: basta ser melhor do que si próprio, sair um pouco da sua zona de conforto, criada através da falta de cobrança que seu 'status de estrela' e de 'craque consagrado' o proporciona (não viram a presidente do Flamengo dizer que ele ainda é "o cara", depois de dois meses sem jogar nada?), para que seja criada, novamente, aquela realidade paralela em torno de sua "arte". Assim aconteceu, contra o time B do Avaí (?). Sem surpresa.

Tudo começa como devia começar, enfim. Um bom Bananeirão 2011 a todos nós.

(Em tempo: assisti algo da tétrica partida entre Ceará e Vasco no sábado, e o meia Bernardo, que virou uma espécie de "novo Phillipe Coutinho" por lá, ou seja, um nada propagandeado como "astro", fez o que se espera de um jogador bananeiro moderno: comemorou seus dois tentos com a câmera da TV Globo. No segundo, até agachou para melhor ser focalizado; quase lambia a lente do cobiçado objeto. Não me admiraria se esses caras jogarem imaginando, ao mesmo tempo, as jogadas que irão fazer e o posicionamento de cada uma das câmeras em campo, na forma que irão aparecer nas imagens, qual a melhor posição para ser mais filmado que os outros. Como já dito, publicidade é tudo.)

3 comentários:

  1. velho, estive na casa de uns amigos do Auto, e me vi de frente para o "Jogo" Fluminense e São Paulo... fiquei com saudades de um Inter de Limeira x Novorizontino qualquer de outrora. q joguinho patético, anêmico, previsísel, com público irrisório... ai, dia seguinte, li num jornal desses de grande circulação uma coluna que ja pedia (nas entrelinhas, claro) paciência ao "torcedor" pq, citando, "assim é o brasileirao: disputado, vibrante, mas q esquenta aos poucos. hahahah faz-me-rir! o time atual campeao do "maior e mais disputado campeonato do MUNDO!" jogando aquilo só, contra o famigerado clube europeu e competente. se num jogo desses nao sai nada de bom, onde estará a esperança de miller!?

    pobre futebol

    ResponderExcluir
  2. Mas o jogo no dia seguinte foi vendido como a partida "com golaço de Lucas"... Eu lancei o desafio a várias pessoas e nenhum ainda conseguiu me responder: eu quero que seja citada uma, somente UMA partida, não mais, que esse Lucas aí tenha desequilibrado, sido decisivo, para ser tão exaltado (jogos com traquinhos esporádicos contra times mortos feito esse aí não valem). Vamos lá.

    ResponderExcluir
  3. nao verá, pobrecito bury. muito dificl, pelo q (infelizmente) vi desse pibe. vai tremer na copa como fez seus idolos ronaldos e afins...

    ResponderExcluir