quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"Futebol Idiota - Daily uma Porrada" - seu diário inconformado


$ - “Ronaldo está motivado para enfrentar o Flamengo”. Essa é a manchete que está, durante toda essa semana, sendo atolada nas goelas de quem queira engolir – e não faltam aqueles que, certamente, vão comprar. Nos jornais, nos portais da rede e, claro, nos programas “esportivos” dos canais televisivos: se ele vai jogar mal ou bem, não importa, pois sua motivação pré-vendida já justificará sua “grandeza”. Como já disse o Bury aqui, não é o time do Corinthians que conta, somente “Ele”. Mas o que assusta nesse bombardeio, propositalmente incessante, e que Goebbels aplaudiria, é exatamente a idéia de que um jogador milionário, consagrado, experiente, precisa de algo a mais do que vestir a camisa do clube para estar motivado em campo. Houve uma época, não tão distante, em que outro Ronaldo – este sim, um eterno ícone deste mesmo clube – era, com razão, achincalhado pela sua gente quando falhava contra um Novorizontino, em um jogo de turno pelo Campeonato Paulista. Aquilo, sim, era cuidar do que é seu, cobrar o amor puro do torcedor para receber de volta bom futebol em campo. Essa deve ser a única motivação de um player. Outros motivos podem engrandecê-la mais ainda, mas não são necessários. Assim eles vão construindo a mentira, seja para encobrir o sentimento dos verdadeiros flamenguistas, que nunca poderão esquecer que este embaixador da ONU prometeu a carreira toda vestir a camisa que dizia amar desde criança, e como o Tio Patinhas, deixou a sedução de algumas moedinhas douradas significar mais do que sua palavra; pode ser falta de coragem para analisar o medíocre quadro do futebol; além de que, não nos esqueçamos, há sempre a necessidade de valorizar o “produto” que gera rios de dinheiro para as mídias que compraram o futebol. São incontáveis motivos que explicitam uma única verdade: sob esta alma obscura e falsa, o futebol vai acabar de vez, em breve.


$ - O dia 4 de dezembro vem chegando, e com ele o momento mais importante da Copa do Mundo. Sim, desde que transformaram o mundial de futebol na maior vitrine de um esporte que só serve para vender, a definição das chaves e grupos é o fator decisivo para que possamos desenhar o futuro da competição, no mínimo, até as quartas de finais. Como se não bastasse aumentar o número de seleções - justamente quando o nível do futebol despencou - desta feita entupiram o certame com asiáticos, africanos, e polinésios. Quanta emoção em campo veremos! Faz-me-rir!


$ - O que normalmente me traria uma sensação inexplicável de celebração e gozos, tem hoje enfeito contrário. O jogo entre Atlético do Paraná e Botafogo, dois times que brigam entre si para se manterem na primeira divisão do Mentirão, tem tudo para abarcar mais uma avalanche de cruel parcialidade a favor daquele que pagar mais aos proprietários da bola. Socorro antecipado!


$ - Neste sítio, Bury discorreu, com muito carinho e conhecimento, a respeito da medonha atitude de alguns players brazucas nas “comemorações” do título da Copa das Confederações deste ano. Ao inverterem o lado de suas jaquetas, os fantoches exibiram seus nomes às lentes ávidas por putaria e desrespeitaram a própria seleção brasileira e seus heróis do passado – ainda que os mesmos teimem em vomitar como seus ídolos. Graças aos citados em questão, mais uma nova tendência teve início e, certamente, não deve ter fim. Na final do Mundial sub-17, os garotinhos suíços fizeram o mesmo no momento em que recebiam o troféu, após derrotarem os anfitriões nigerianos. Agradeçam, pois, a Julio César, Dani Alves – com seu nome engomado e modernizado -, ao correspondente divino Kaká, entre outros modelos da arte prostituída. A moda já pegou! Ah, moleque!

4 comentários:

  1. http://esportes.terra.com.br/futebol/interna/0,,OI4124361-EI12948,00-Conmebol+comemora+presenca+de+Ronaldo+na+Libertadores.html

    ResponderExcluir
  2. E o Imperador vem aí também! Seguuuuuuuuuura!

    ResponderExcluir
  3. Importante lembrar que na Libertadores de América, os times Mexicanos irão entrar nas 8ªs de Final já! Os grandes mexicanos, no campeonato de clubes de América do SUl.

    Quando teremos os japoneses por aqui?

    ResponderExcluir